Entenda a importância de um site para o seu negócio.

Um site pode ser a extensão do seu negócio na internet.

A internet já faz parte de nosso dia-a-dia, estar na internet, é essencial para criar oportunidade de negócios.

Portanto, tenha um site e desenvolva interações mais dinâmicas com seus clientes, parceiros e fornecedores. Consequentemente isso trará muito mais resultados para sua empresa.

“Se seu negócio não estiver na internet, então o seu negócio irá ficar sem negócio.” – Bill Gates

A afirmativa acima esclarece bem a necessidade de ter um site. Em outras palavras, descreve como a internet influenciou, de forma permanente, o comportamento da sociedade e do mercado, de forma geral.

Abaixo alguns dados sobre a rede mundial de computadores.

Sobre a Internet

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2016, mais de 36 milhões de brasileiros tinham acesso à internet.

Em outra pesquisa mais recente, segundo a edição da TIC Domicílios de 2018, pesquisa realizada anualmente pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), o uso da internet vem crescendo e 70% dos brasileiros estavam conectados, ou seja, 126,9 milhões de pessoas.

Mais dados da pesquisa:

Nas regiões urbanas, 74% da população está ligada à internet;

Metade da zona rural brasileira está conectada, 49% da população disse ter acesso à rede em 2018, acima dos 44% de 2017;

Metade da camada mais pobre do Brasil está oficialmente na internet: 48% da população nas classes D e E, acima dos 42% de 2017;

São 46,5 milhões de domicílios com acesso à internet, 67% do total;

Entre os usuários da internet, 48% adquiriu ou usou algum tipo de serviço on-line...

A internet, de fato, revolucionou o comportamento e a relação entre as pessoas, pois criou novas formas de comunicação, inclusão social, descentralização da informação, cultura e educação.

Além de tudo que foi comentado acima, podemos ainda, enumerar vários outros motivos para ter um site, porém listamos abaixo, os que consideramos essenciais.

5 motivos essenciais para ter um site:

1º Estar na internet e ter presença digital.

Como já dito, cada vez mais a internet faz parte da vida das pessoas, então estar na rede virtual é fundamental para a divulgação do seu negócio, “quem não é visto não é lembrado”.

O investimento para desenvolver um site é muito inferior em relação a outras mídias de divulgação, ou seja, mais um dos vários motivos para ter um site, você tem um ótimo custo/benefício na promoção de seu negócio.

Com um site você tem um cartão de visitas online, 24 horas por dia, promovendo seus produtos e/ou serviços.

2º Ser encontrado pelo Google (um grande motivo).

O Google detém mais de 95% das buscas na internet brasileira, onde com um site bem elaborado, seu negócio pode ser encontrado por potenciais clientes que procuram diariamente por produtos e serviços que você oferece.

7 de cada 10 brasileiros pesquisam na internet antes de comprar, segundo a PwC (Prestadora Global de Serviços de Auditoria e Consultoria).

O consumidor online quando realiza uma pesquisa sobre um produto ou serviços que deseja, geralmente está em seu momento de compra.

3º Ter um site próprio é diferente de ter perfis em redes sociais. 

Uma breve analogia. Imagine um shopping center cheio de lojas concorrentes com a sua, você ainda é totalmente passível às modificações, limites e regras da administração do empreendimento (plataforma) que podem afetar diretamente seu negócio. Assim são as redes sociais.

Qualquer atualização realizada no algoritmo de uma rede social, pode te obrigar a mudar drasticamente suas estratégias digitais, pois seu alcance e engajamento podem ser impactados, entretanto, o site continua sendo seu de forma integral.

Nas redes sociais as pessoas basicamente não saem da timeline, geralmente não estão no momento de compra.

Nossa intenção não é desmerecer a importância das redes sociais, pelo contrário, as plataformas sociais devem ser utilizadas de forma estratégica para engajamento de sua audiência, relacionamento e geração de tráfego para seu site.

Entretanto, o site é sua casa, é sua loja própria, é onde seus clientes e potenciais clientes vão pesquisar informações sobre seu negócio, contatos, seu portfólio de produtos e serviços, sua estrutura, seus valores e missão da empresa.

Você ou seu negócio precisam ter um site e também estarem nas redes sociais, pois são ferramentas digitais que se completam.

4º Gerar mais relacionamento com seus clientes e potenciais clientes.

Com um site você cria engajamento de seu público, através de vários canais, utilizando um blog para construir autoridade na internet, capturar informações de contatos via formulários para prospecção e ação de vendas, apresentação de vídeos institucionais, integração com outras ferramentas (crm, erp, meios de pagamento e etc.), utilizar landing pages (páginas de vendas) dentre outras estratégias.

Enfim, você precisa ter um site para se comunicar com sua audiência, entregar conteúdo de valor, ajudar na jornada e decisão de comprar de um prospect e manter relacionamento com sua base de clientes.

Ok! Agora vamos para o último tópico de nossa lista, e acredito, que é um dos principais motivos para ter um site, senão, o mais importante.

5º Fazer vendas online.

Um bom site pode gerar mais vendas e trazer novos clientes, utilizando-o como uma loja virtual, site institucional, catálogo eletrônico de produtos e/ou serviços.

Você pode também dispor de um site como ferramenta estratégica de marketing para prospecção de potenciais clientes e gerar mais contatos comerciais e orçamentos.

Abaixo uma breve descrição das possibilidades de utilização de um site:

  • Site institucional.

Um site institucional, pode ser a extensão da sua empresa na internet, disponibilizando seus contatos, endereço, apresentar seus produtos e serviços, fortalecer sua marca, gerar mais credibilidade e visibilidade para o seu negócio.

  • Blog.

Ter um blog é uma ótima estratégia para criar autoridade em seu nicho de atuação, onde você pode criar artigos (posts), para o seu público, sobre um determinado assunto ou especialidade que domina.

  • Loja Virtual.

Uma loja virtual é um site de compra e venda de produtos diversos através da internet. Se você vende produtos, uma loja virtual, pode alavancar suas vendas e até se tornar seu principal canal comercial.

Para concluir.

Com um site profissional você aumenta o leque de possibilidades para o seu negócio, gera mais confiança, credibilidade e divulgação para sua marca.

Um site bem estruturado é uma ferramenta fundamental na aquisição de novos clientes, na interação com sua base de clientes, parceiros e fornecedores.

Algo muito importante a ser destacado para ter um site profissional, melhor dizendo, é necessário ter um nome registrado da internet. Você precisa registrar um domínio.

Se você chegou até aqui, então concordamos e entendemos a importância de um site para um negócio e sua relevância.

Entretanto, a manutenção e atualização deste site, sempre que necessário, torna-se algo imprescindível para que este canal ganhe relevância e seja um diferencial competitivo para você ou para sua empresa.

Achou o artigo interessante?  Ficou alguma dúvida sobre os motivos para ter um site?

Ainda não tem um site profissional e ficou claro sua importância estratégica para a imagem da sua empresa, além dos benefícios de ter presença online e não sabe por onde começar?

Podemos te ajudar.

Contate-nos!

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